Beleza

Alimentos que fazem bem para a sua aparência!

beleza, dicas saudáveis




Mamão: Fonte de vitamina A, o mamão ajuda na melhoria de sua aparência e é um excelente aliado no combate à acne. Outro benefício dessa fruta é na renovação das células, o que melhora a aparência da sua pele.



Couve: Mais uma aliada na busca por uma pele bonita e uniforme, a couve reduz os inchaços do corpo. Também é rica em vitamina A e atua como antioxidante, ou seja, combate o envelhecimento.

Manga: Combate acnes e espinhas. É rica em vitaminas A, C e E, além de combater manchas na pele e evitaro aparecimento de rugas.

Cenoura: Não bastasse ser rica em fibras e minerais, a cenoura funciona como bronzeador natural graças ao betacaroteno. Além de melhorar a aparência da pele, fortalece ainda os cabelos e as unhas.


Abacate: O aliado perfeito para a hidratação do cabelo. Ao utilizar o abacate, você deixará suas madeixas mais brilhantes e saudáveis.
Existem outros alimentos para melhorar a aparência do cabelo e unhas?
Sim, e são muitos! Frutas como acerola e limão são fontes de vitamina C, logo, sua ação é semelhante à da laranja. São antioxidantes e contribuem para o combate ao envelhecimento.

Na família dos vegetais estão o espinafre, rúcula e açafrão. Eles também retardam o envelhecimento e, ainda por cima, vão melhorar sua aparência.

Frutas vermelhas como morango e melancia são capazes de renovar os tecidos da pele. Com isso, sua pele continuará hidratada e com aparência jovem, graças aos minerais e vitaminas dessas frutas.

O consumo de castanhas e nozes auxilia na melhoria da aparência da pele, já que essas irão evitar o aparecimento de vasos sanguíneos e combatem o envelhecimento.

Uma dica infalível é a ingestão das sementes dos alimentos. A exemplo dos brócolis e das abóboras. Sabe por quê? São ricas em cálcio, zinco e magnésio. Esses nutrientes vão fortalecer unhas quebradiças. O mesmo vale para o feijão!

Quais alimentos devem ser sair do meu cardápio?
Procure montar uma alimentação baseada em produtos naturais. Isso automaticamente exclui do seu cardápio itens como condimentos, produtos congelados, refrigerantes e enlatados.


Eles possuem elevada concentração de químicos, e o que acontece durante a ingestão daqueles? Para dar um exemplo, temos a retenção de líquido. Seu corpo ficará com a aparência de inchado, e o motivo disso são os produtos químicos. Refrigerantes também farão mal à pele. Então nada de consumí-los.
fonte: IPED



A Cor do cabelo Ideal para a sua Idade!

Chegar aos 40 anos significa chegar a uma nova fase, popularmente conhecida como fase madura. Para encarar essa nova etapa cheia de desafios e delícias, escolher a cor de cabelo ideal é de suma importância.

É nessa idade que começam a surgir os fios brancos, o que pode ser um pesadelo terrível para algumas mulheres ou pode ser um pontapé inicial para mudar o tom das madeixas.


Optar pelos grisalhos, por tingir da mesma cor do cabelo natural ou mudar de cor: qualquer uma dessas optativas, se feita com cuidado e dedicação, deixarão a mulher madura ainda mais linda.

Se for o desejo da mulher colorir os fios, é importante saber qual cor combina com sua aparência e personalidade; e qual tom combina mais com a pele.

Para quem está em dúvida sobre qual cor e tom optar, é possível consultar um visagista, um profissional que avaliará a personalidade da mulher e suas características físicas para indicar a cor de cabelo ideal para ela.

Cabelos das famosas e fotos para inspirar

beleza


beleza


Uma das formas de decidir sobre a cor que deseja é conferindo os cabelos das celebridades que tem estilo e cabelo parecidos com os seus. Veja a seguir quatro opções interessantes de cores bonitas que podem ser boas opções para você e escolha a que mais te agrada.

Castanhos

Segundo o visagista Rodrigo Banqueri, cores escuras tendem a envelhecer a imagem, porque criam um alto contraste entre pele e cabelo. Tons próximos ao tom de chocolate são os mais recomendados, já que iluminam bastante o rosto.

Para a mulher que desejar um tom escuro, a dica é incorporar mechas claras ao visual. A cor é mais indicada para quem tem pele negra, amarelada e morenas média e escura, evitando contrastes exagerados. Os castanhos são de fácil manutenção, sendo necessário apenas retoque de raiz a cada 30 dias ou quando a mulher sentir que o comprimento ou os fios brancos estão incomodando.



Loiros


beleza



beleza


Rodrigo Banqueri recomenda tons mais quentes, pois valorizam muito as mulheres maduras. Para as mulheres que optarem por tons platinados, o ideal é trabalhar com um fundo escuro e mechas platinadas. O loiro é bem democrático, combina com todas as peles, sem restrições. É a cor com maior poder de disfarçar os fios brancos, se essa for a grande prioridade da mulher.

Quanto aos cuidados, cabelos que passam por processo de descoloração, precisam de hidratações constantes, se possível em todas as lavagens. Também pode ser necessário utilizar um produto reconstrutor de fios a cada 15 dias. O retoque da raiz deve ser feito assim que estiver aparente.



Ruivos


beleza




beleza
Para as que querem optar pelos ruivos, o visagista recomenda os avermelhados e tons de marrom, pois destacam e iluminam a beleza das mulheres maduras. Ruivos médios para quem tem tom de pele quente e em peles claras tons acobreados são mais indicados.

Para manter a cor sempre brilhante, além do retoque de raiz mensalmente, é necessário retocar o comprimento também para a cor se manter viva e bonita. Cuidar em casa com hidratações periódicas é essencial para o cabelo se manter saudável.



Ombré hair
beleza


beleza

Outra ótima opção para quem gosta do fundo escuro. O ombré hair é uma técnica que deixa as pontas dos cabelos gradativamente mais claras, causando um efeito moderno. A técnica ilumina a pele e dá movimento ao cabelo. Essa técnica é ideal para quem quer manter a cor natural dos fios, pois mantém a cor e a valoriza.

O retoque é feito a cada 6 meses e os cuidados em casa são os mesmos para cabelos loiros. O ombré é preferência de muitas mulheres, de todas as idades e cai bem em todos os tons de pele.



Dicas para potencializar a cor do seu cabelo

Para a cor manter-se bonita e vibrante, além de buscar ajuda profissional na hora de colorir, os cabelos devem ser cuidados também em casa. Xampus sem sulfato, máscaras de tratamento e condicionadores com pH baixo ajudam o cabelo a desbotar menos, no caso dos ruivos, por exemplo. Cabelos com tons de loiros mais claros precisam de produtos específicos periodicamente para tirar tons amarelos indesejados.

Em todos os casos, os cabelos tingidos precisam de hidratação para continuarem saudáveis e de devidas visitas ao cabeleireiro para manter a cor.


Rodrigo Banqueri recomenda, independente da cor que a mulher optar, que o corte e as sobrancelhas também estejam valorizados. Assim, é possível compor um visual sofisticado e bonito por completo, valorizando ainda mais a cor dos fios.
fonte: Dicas de Mulher




Renove suas energias, durante o banho!

dicas saudáveis, beleza


Depois das festas e das promessas de Ano Novo, você precisa recarregar as baterias para começar 2015 cheia de disposição! Para isso, nada melhor do que tirar um tempo só para você e investir em alguns banhos energizantes e revigorantes. E nem precisa gastar muito, sabia? Basta usar alguns óleos essenciais durante um banho morno.

"Esse é um dos métodos mais eficientes de relaxamento ou revitalização, pois o óleo atua de duas formas: por penetração na pele e por inalação – produzindo mudanças no estado de espírito, atuando no sistema respiratório e permitindo que entre na corrente sanguínea", conta a aromaterapeuta Sâmia Maluf. Seja no chuveiro ou na banheira, ensinamos dicas incríveis para você começar o ano com o pé direito e cheia de disposição.

A escolha dos óleos certos para se recompor

Se você usa chuveiro

Sempre dilua a quantidade de gotas de óleos indicada para cada banho em 1 litro de água. E aplique a mistura depois do banho – não precisa jogar na cabeça, despeje apenas da cintura para baixo (ou, se preferir, do pescoço para baixo). "Uma automassagem, realizada em movimentos circulares, a partir dos pés até a nuca, potencializará o efeito dos óleos", aconselha Sâmia.

Se você tem banheira

Adicione os óleos essenciais à água morna só no momento de entrar no banho – não faça isso com muita antecedência para evitar sua evaporação. "Fique imersa por pelo menos 15 minutos, para permitir a penetração dos óleos essenciais na pele", orienta a aromaterapeuta. Eles podem ser combinados para potencializar o efeito dos banhos energizantes. Confira receitas que são tiro e queda para recuperar o ânimo:

Banho revitalizante para acordar bem pela manhã

beleza

Junte 10 ml de óleo vegetal de abacate ou de amêndoas ou de gérmen de trigo + 10 gotas de óleo essencial de gerânio + 5 gotas de óleo essencial de limette + 10 gotas de óleo essencial de alecrim.

Banho para relaxar à noite e recuperar a energia para o dia seguinte

Misture 10 ml de óleo vegetal de abacate ou de amêndoas ou de gérmen de trigo + 10 gotas de óleo essencial de bergamota + 5 gotas de óleo essencial de pinho siberiano + 10 gotas de óleo essencial de gengibre.

Banho de óleo essencial de tangerina, para levantar o astral de uma vez por todas

Acrescente 25 gotas do óleo essencial de tangerina na banheira ou em 1 litro de água. "Agora, se seu problema for um cansaço daqueles bem pesados, que deixam você sem disposição para nada, siga a mesma receita, mas substitua o óleo de essência de tangerina por óleo essencial de Litsea citrata, também conhecido como verbena tropical", explica Sâmia.

Névoa perfumada para despertar com pique total

Essa técnica é diferente do banho. Antes de entrar no chuveiro, coloque 10 gotas de óleos essenciais no piso do boxe: 5 gotas de óleo essencial de grapefruit + 3 gotas de óleo essencial de junípero + 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Abra a água e espere um pouquinho antes de entrar para que se forme uma "névoa perfumada". Aí, enquanto você se banha, aproveite o aroma dessa névoa, especialmente indicada para despertar o corpo e a mente.

Dicas preciosas

dicas saudáveis, beleza



Deixe a água em temperatura agradável, entre 36 °C e 43 °C.
Use sempre os óleos essenciais e não as essências. Os primeiros são vendidos em lojas de produtos naturais e contêm substâncias naturais presentes nas plantas, responsáveis tanto pelos aromas quanto pelo poder terapêutico. As essências, por outro lado, apenas perfumam.
Para reforçar as propriedades terapêuticas dos banhos energizantes, use, além dos óleos essenciais, óleos vegetais de abacate, amêndoas doces e gérmen de trigo – que nutrem e hidratam a pele. Bom, né?
Depois do banho, seque o corpo suavemente, sem esfregar muito a pele com a toalha e, se possível, descanse por pelo menos 15 minutos.
Para proporcionar um clima gostoso, pode-se complementar o banho com músicas suaves, cristais, flores e tudo que a sua imaginação permitir. Vale mentalizar uma oração, um mantra ou mesmo meditar.

Tanto os banhos completos como os escalda-pés e banhos de mãos podem ser muito eficazes também para tratar resfriados, dor de cabeça, distúrbios circulatórios, dor nas pernas, varizes, problemas menstruais, ansiedade...
fonte: MdeMulher



Truques para conquistar um bronzeado caseiro perfeito

dicas saudáveis

O bronzeado é um dos símbolos do verão maravilhoso do Brasil e homens e mulheres perseguem a cor ideal para poder desfilar com o tom dourado. Porém, a saga pelo bronzeado perfeito começa bem antes da praia, pois é importante estar com a cor em dia já nos primeiros dias do verão.
A seguir vamos dar dicas de truques para conquistar um bronzeado caseiro perfeito, mas sem arriscar a sua saúde e o bem-estar da sua pele. Para chegar à cor que você tanto deseja não precisa ser necessário desembolsar uma grande quantia em salões e clínicas de bronzeamento.

Dicas Para o Bronzeamento Caseiro

Dica 1 – Não Exponha Demais Sua Pele

Não vale tudo para se bronzear, isso quer dizer que você deve tomar cuidados como evitar uma exposição exagerada ou sem a devida proteção ao sol. Dessa forma evite se expor ao sol num período entre 10h e 15h. Nessas horas o sol está muito intenso e pode acabar prejudicando a sua pele.

Dica 2 – Proteção Solar

Outra dica fundamental, mas que nem todo mundo leva em conta, é passar protetor solar adequado para o seu tipo de pele. Mesmo que o objetivo seja se bronzear não se pode brincar com a sua pele e com o sol. Com o decorrer do dia você pode ir reduzindo o fator de proteção do produto, mas não se exponha sem esse cuidado.

Dica 3 – Antecedência e Reaplicação do Protetor Solar/Bronzeador

A antecedência da aplicação do protetor solar ou bronzeador (que também deve ter fator de proteção) é essencial para que o produto tenha resultado. O ideal é aplicar uns 30 minutos antes de começar a exposição ao sol. Lembre-se ainda que a cada 1 hora exposto ao sol você deverá reaplicar o produto.

O Bronzeador: Se existe um produto que gera dúvidas nas pessoas esse é o bronzeador. Para começar é importante alertar que o óleo bronzeador deve ter FPS de no mínimo 15 (se a sua pele for muito clara é melhor que esse FPS seja maior). Com essa proteção o seu bronzeado será seguro e saudável, além de evitar as temidas queimaduras de sol.
Aliás, ficar muito tempo exposto ao sol sem a devida proteção dos raios UV é bastante prejudicial para a pele sendo esta a principal causa do câncer de pele. Como já destacamos aplique o produto uns 30 minutos antes da exposição e reaplique o mesmo a cada uma hora ou depois de cair na piscina ou mar. Isso é válido até mesmo para os produtos a prova d’água.

Dica 4 – O Bronzeado Não Acontece Rapidamente

Entenda que o bronzeamento não acontece de um minuto para o outro, saiba que a pele precisa de pelo menos 48h para poder libertar o pigmento que oferece cor para a pele (a melanina).
Uma boa forma de conseguir um bronzeado bonito e saudável em casa é escolher um momento do dia para ficar sentado ao sol (com a devida proteção) todos os dias. Isso faz bem para a saúde na medida em que você recebe a vitamina D que vem do astro rei.

Dica 5 – Pausas do Sol

O ideal é nunca se expor ao sol por muito tempo seguido, a dica dos especialistas é a cada uma hora de exposição ao sol contínua haja uma pausa de pelo menos uns 30 minutos. Assim você permite que a sua pele se recupere, pois a ação do sol é uma forma de agressão.

Dica 6 – Mantendo o Bronzeado

Depois de todo o trabalho que dá conseguir a cor perfeita é necessário saber como mantê-la. A hidratação da pele é a chave para conseguir fazer com que a cor de fixe por mais tempo na sua pele. Os cremes que tem base de aloe são os melhores para ajudar a manter bronze porque além da fixação também oferecem maciez e hidratação profunda para a pele, algo que se perde na exposição ao sol.

Dica 7 – O Creme Autobronzeador

Quem não tempo, paciência ou mesmo não quer ficar exposto ao sol, mas não abre mão da cor do pecado pode considerar o uso do creme autobronzeador. Porém, antes de dar pulos de alegria temos que te alertar para os maus resultados que cremes de má qualidade podem acarretar, alguns produtos podem deixar a pele manchada (até mesmo os bons se não forem aplicados corretamente) ou com um tom amarelado ou laranja.


Passo a Passo do Uso do Creme Autobronzeador

Passo 1

A primeira coisa que deve ser feita é uma boa esfoliação na pele, isso evita que você bronzeie pele morta que acabará descascando e deixando sua pele com um visual horroroso.

Passo 2

Em seguida chega o momento de aplicar o creme bronzeador, escolha uma opção que tenha uma cor visível para que você possa ter uma noção de quanto está colocando na mão para aplicar. Evite o excesso para não acabar mais laranja que uma abóbora.

Dica Extra – Lembramos que assim como o sol o creme autobronzeador oferece melhores resultados conforme mais camadas são aplicadas. Sendo assim nada de aplicar uma quantidade exagerada do produto de uma vez só.
Outras Dicas Essenciais
Beba muito água, pois além de fazer bem para o seu organismo vai te ajudar a recuperar a água perdida no suor.
Para garantir um bronzeado perfeito é necessário deitar de frente e de costas pelo mesmo período de tempo, isso evita uma cor desigual.

Se possível deite para se bronzear perto de uma piscina ou outro local que tenha água, pois dessa forma o sol reflete na água e mais raios chegam até a sua pele. Porém, fique atento ao fato de que isso te fará queimar mais rápido.
O bronzeado não pode começar de uma forma abrupta, ou seja, se durante o inverno você ficou dentro de casa e não tomou nem um pouco de sol não pode começar já com duas horas de exposição. A dica é começar com minutos de sol no primeiro dia e ir aumentando para que a sua pele se acostume.

Se começar a sentir uma sensação de ardor na pele saiba que ela está queimando e você deve fazer uma pausa de pelo menos cinco minutos. Reaplique o seu protetor, tenha cuidado para não ficar avermelhado.

Algumas dicas de bronzedores caseiros: Mas ALERTA! MUITO CUIDADO!


BRONZEADOR COM SÉSAMO E COCO


dicas saudáveis

Esse bronzeador é rico em vitamina C, o óleo de sésamo hidrata e ilumina a pele. Enquanto que o óleo de coco contém gorduras que ajudam a proteger a pele dos danos do sol e a nutrir.Ingredientes:
Meia xícara de óleo de coco; 30 ml de óleo de sésamo; 2 xícaras de água de rosas; 2 colheres de sopa de bórax (borato de sódio) e manteiga de abóbora.
Instruções:
Junte os ingredientes numa tigela de vidro. Aqueça no microondas, numa potência alta, durante 4 minutos. Misture os ingredientes lentamente com a ajuda de uma batedeira. O resultado será uma loção rala, mas cremosa.


BRONZEADOR COM CHÁ

dicas saudáveis
Basicamente, ao contrário do bronzeado adquirido pelo sol, o chá funciona mais como um autobronzeador, escurecendo a pele naturalmente sem causar danos às células.Ingredientes:
3 sacos de chá preto;
3/4 de água;
1/4 de chávena de lanolina;
1/4 de xícara de óleo de sésamo.
Instruções:
Ferva a água. Coloque os sacos de chá na água e deixe-os de molho durante 5 a 10 minutos. Depois, misture 1/4 de chávena da infusão, a lanolina e o óleo de sésamo num liquidificador. Misture os ingredientes a uma velocidade lenta e vá adicionando o resto da infusão do chá aos poucos. Aplique a mistura na pele.


BRONZEADOR COM CACAU


dicas saudáveis

Essa é uma receita simples e fácil de autobronzeador é o chocolate em pó, que dá à pele um acabamento suave, natural e sem aparência laranja. O efeito é imediato como um autobronzeador.Ingredientes:
1/4 de xícara de cacau;
creme ou loção branca (à sua escolha)
Instruções:
Basta misturar os ingredientes até ficar um creme consistente e aplique-a na pele. Os efeitos de cor são imediatos.

fontes: CuturaMix e MulherGratis.com.br


Sucos da beleza: sete receitas para cuidar da pele, do cabelo e do corpo

beleza



Conheça sucos que eliminam a celulite, aumentam a produção de colágeno, dão brilho ao cabelo e melhoram o aspecto da pele.


1. Para uma pele sem rugas

Como age
É rico em antioxidantes e bioativos que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele. Além disso, dá energia e disposição.

Ingredientes
· 1/2 limão
· 1 xícara (chá) de uva com casca
· 1 maçã verde com casca
· 200 ml de água mineral


2. Bumbum sem celulite

Como age
Ajuda a combater a inflamação das células e na eliminação das toxinas, suavizando a celulite. Também estimula a ação do colágeno, que dá firmeza à pele.

Ingredientes
· 1 xícara de morango
· 1 maçã com casca
· Suco de 1 lima-da-pérsia
· 1 colher (sopa) rasa de aveia
· 1 pires de couve-manteiga
· 200 ml de água mineral


3. Para preservar os estoques de colágeno

Como age
O abacaxi e o alecrim merecem destaque por sua função digestiva. A maçã possui ação antiglicante, que impede que a proteína do colágeno (que deixa a pele firme) seja estragada.

Ingredientes
· 1 xícara (chá) de abacaxi
· 1 xícara (chá) de maçã com casca
· 1 xícara (chá) de água filtrada
· 1 punhado de alecrim
· 1 punhado de folhas de hortelã


4. Para um bronzeado duradouro

Como age
O betacaroteno da cenoura e a ação protetora da vitamina C, presente na laranja e na salsa, garantem um bronzeado dourado mais saudável e duradouro.

Ingredientes
· 1 xícara (chá) de cenoura crua ralada
· 1 xícara (chá) de suco de laranja
· 1 xícara (chá) de mamão
· 1 xícara (chá) de água filtrada
· 1 punhado de salsa
· 1 punhado de folhas de hortelã


5. Pele mais firme e vitaminada

Como age
Além do betacaroteno, a bebida também é rica em vitaminas A, B e C, que melhoram a pele, e sais minerais, como fósforo e ferro, que protegem o corpo de doenças.

Ingredientes
· 1 caixinha de suco de maçã (200 ml)
· 5 morangos
· 20 g de cenoura


6. Pele e cabelo com brilho

Como age
A pêra é uma fruta de baixa caloria e rica em fibras - que regularizam o intestino - deixando a pele linda e prevenindo doenças. Além disso, é cheia de vitaminas A e C, responsáveis pelo brilho dos cabelos, e sais minerais como fósforo e potássio, importantes para o funcionamento do organismo. A tangerina é riquíssima em vitamina C e água, que tornam o suco fresco e hidratante.

Ingredientes
· 1 caixinha de suco de pera (250 ml)
· 1 tangerina


7. Diminuir o inchaço

Como age
Os ingredientes possuem substâncias com ação diurética, que diminuem o inchaço e a retenção de líquidos, principalmente no período pré-menstrual.

Ingredientes
· Suco de 1 lima-da-pérsia
· 3 xícaras (chá) de melancia picada
· 10 folhas de capim-cidreira fresco

· 200 ml de água mineral

fonte: mdemulher




Fim da acne: as espinhas estão com os dias contados


dicas saudáveis - beleza


Mesmo quem nunca teve acne pode se deparar com o problema depois dos 25. A culpa é do trio stress, alimentação desequilibrada e uso incorreto de cosméticos. E a solução passa por mudança de hábitos, tratamentos e produtos para controlar a oleosidade.

A acne sempre foi considerada típica da adolescência. As bolinhas avermelhadas e doloridas apareciam nessa fase e depois davam trégua para as mulheres mais velhas. Mas, ultimamente, quem tem mais de 25 anos também tem sofrido com o problema - tanto que a acne ganhou o posto de queixa número 1 nos consultórios segundo estudo da Sociedade Brasileira de Dermatologia feito em 2011. "Cistos nos ovários, alterações dos hormônios da tireoide, cigarro e o uso inadequado de cosméticos contribuem para o aparecimento da acne nessa fase", diz o dermatologista Adilson Costa, chefe do Serviço de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

O stress e a má alimentação, males da vida moderna, também entram nessa explosiva combinação. "Enquanto a tensão do dia a dia ajuda a liberar neurotransmissores que ativam a produção de sebo, a dieta rica em carboidratos, principalmente os refinados (como a farinha branca), eleva as taxas de insulina que, por sua vez, também estimulam a atividade das glândulas sebáceas", explica Adilson. Ainda é preciso ficar atenta aos produtos que você usa. "Hoje não faltam hidratantes com textura em gel ou sérum e maquiagem livre de óleo que combinam com esse tipo de pele", fala Alessandra Nogueira, dermatologista de São Paulo. Mas, às vezes, a oferta variada pode fazer muitas de nós levar gato por lebre. Daí, a importância de consultar um dermatologista. Passo número 2? Investir em cuidados que vão deixar o rosto lisinho. É o que você vai descobrir agora.


Nécessaire antiacne

Não basta tê-los à mão. É preciso disciplina para aplicar os cosméticos que combatem cravos e espinhas todos os dias, de manhã e à noite. Os dermatologistas também recomendam caprichar na proteção solar. Isso porque muitos dos produtos antiacne são formulados com ingredientes que tornam a pele mais sensível e fácil de ganhar manchas escuras. Confira o raio X dos itens indispensáveis para deixar a pele perfeita. 

Para limpar: "Os sabonetes e as loções de limpeza são ricos em ativos que eliminam as impurezas e o excesso de oleosidade sem ressecar o rosto, como ácido salicílico, zinco e enxofre", diz Vivian Amaral, dermatologista do Rio de Janeiro. O ácido salicílico é um dos ingredientes mais usados nesses produtos e tem ação esfoliante e anti-inflamatória. Loções de limpeza jamais devem conter óleo - use os demaquiantes bifásicos, por exemplo, apenas para remover a maquiagem dos olhos, nunca no rosto todo. 

Para deixar a pele sequinha: os tônicos adstringentes também costumam conter ácido salicílico e ajudam a remover o sebo que pode permanecer nos poros mesmo depois de lavar o rosto. Procure por outros ativos, como resorcina (tem efeito antisséptico, antisseborreico e esfoliante), extrato de hamamélis (descongestionante), azuleno (anti-inflamatório e calmante) e ácido glicólico (além de ser bom esfoliante, auxilia a absorção dos outros ativos). Evite as fórmulas com álcool, que causam irritação. 

Para tratar: as fórmulas com retinoides e peróxido de benzoíla são as melhores para combater a acne. "Os retinoides têm efeito queratolítico, ou seja, afinam a pele, diminuindo a formação dos cravos e a inflamação cutânea. O peróxido de benzoíla combate as bactérias causadoras das espinhas", diz Adilson Costa. Devem ser aplicados antes do hidratante. 

Para hidratar: mesmo quem tem a pele com tendência à acne precisa mantê-la hidratada. A oleosidade não significa que a quantidade de água, o que garante viço e maciez ao rosto, está equilibrada. Opte por cosméticos com textura levinha. Gel, gel-creme ou sérum não sobrecarregam os poros e deixam um toque seco. "Também contêm ativos que absorvem o óleo, como a glicerina, a argila, o cobre e o zinco, diminuindo o brilho e garantindo um aspecto aveludado", recomenda a dermatologista Vivian Amaral. 

Para diminuir o tamanho dos poros: por causa da hiperatividade das glândulas sebáceas, eles ficam mais abertos. Entram em cena os minimizadores de poros que contêm substâncias que controlam a produção de óleo, retraindo os poros, além de silicones que deixam a pele com toque aveludado e matificado. 

Para acelerar a cicatrização da espinha: com a ação secativa do ácido salicílico, esse tipo de produto deve ser aplicado sobre a área inflamada.


Limpeza de pele tecnológica

Os lasers e as terapias com luz do tipo LED (luz de diodo) são bons aliados para cuidar da acne leve ou moderada. Mas esses tratamentos são apenas coadjuvantes - sem os cremes, não são tão eficientes. As tecnologias mais modernas são o Acleara, o Isolaz e o LED de luz azul. "A luz azul provoca reações químicas nas bactérias causadoras das espinhas, impedindo sua proliferação", diz a dermatologista Juliana Neiva, do Rio de Janeiro. "Como é uma energia de baixa intensidade, para dar bons resultados, precisa de cerca de 12 sessões, duas vezes por semana." Já o Isolaz e o Acleara unem a aplicação do laser à sucção a vácuo. "Como uma limpeza de pele profunda, os aparelhos sugam queratina, resto de maquiagem, cosmético, bactéria e sebo dos poros. Depois, entra o laser, que tem ação anti-inflamatória, ideal para casos com pústulas", explica Alessandra Nogueira. Para a acne leve, apenas uma sessão de Isolaz é indicada e de três a quatro do Acleara, uma por semana.


Chame o reforço!

Nos casos mais severos de acne, quando há cistos, nódulos doloridos e inflamação constante, ainda são prescritos tratamentos orais. É quando entram em cena os antibióticos, como a azitromicina, ou a isotretinoína, medicamento da família dos retinoides com efeito seborregulador e anti-inflamatório. "Como são agressivos, deixam a pele bastante sensível e ainda podem provocar efeitos colaterais, como ressecamento excessivo. Por isso, precisam ser acompanhados de perto pelo médico", alerta a dermatologista Vivian Amaral.


Monte o seu arsenal

Além dos cosméticos tradicionais - de limpeza e hidratação - novos produtos entram em cena para combater a oleosidade, disfarçar a aparência dos poros, acelerar a cicatrização daquela espinha que atrapalha o visual. Veja boas sugestões: 
Produtos para acne

dicas saudáveis - beleza




1. Deep Clean Gel de Limpeza, Neutrogena. Rico em ácido salicílico, limpa os poros e controla a oleosidade sem ressecar a pele. 

2. Normaderm Solução Micelar, Vichy. Livre de álcool e enriquecido com zinco, controla a oleosidade, remove as partículas de maquiagem e poluição. Não precisa de enxágue. 

3. Hidratante Clean-Ac, Avène. Com água termal, alfa bisabolol e gluconato de zinco, alcama a pele acneica, reduz a oleosidade e mantém a pele oleosa protegida e hidratada. 

4. Hidrafil Gel, Stiefel. Em gel, contém o complexo NMF, um ativo que mimetiza a hidratação natural da pele. Também oferece FPS 20 e proteção contra os raios UVA. 

5. Secatriz Pore Minimizer, Dermage. O ácido salicílico, a nicotinamida e o bisabolol regulam a produção das glândulas sebáceas, diminuindo o tamanho dos poros. 

6. Sabonete Líquido Esfoliante Aquaclin, Galderma. Com micropartículas esfoliantes, previne e combate os cravos. 

7. Pore Refining Solutions Instant Perfector, Clinique. A combinação de proteína de soja hidrogenada e do ácido de coco normalizam a produção de sebo, enquanto polímeros de silicone preenchem os poros dilatados, conferindo uma textura mate ao rosto. 

8. Sabonete em Barra Actine, Darrow. Com enxofre, zinco e ácido salicílico, controla a atividade das glândulas sebáceas. Também contém extrato de muru-muru, que age como anti-inflamatório, acelerando a cicatrização das lesões. 

9. Zero AK Bastão Secativo, Dermatus. Formulado com óleos de melaleuca e copaíba, enxofre e óxido de zinco, desinflama e cicatriza as espinhas. Como tem cor, disfarça a vermelhidão da acne.
fonte: MdeMulher





Dicas essencias para cuidar do cabelo no inverno

Não é só no verão que o cabelo precisa de atenção extra! O inverno também exige cuidados básicos importantes, especialmente porque as temperaturas baixas tendem a deixar o cabelo mais seco.

Listamos aqui alguns dos problemas mais comuns e como resolvê-los:


Caspa

O clima seco da estação mais fria do ano favorece o aparecimento desses pontinhos brancos na cabeça. Para diminuir o problema, é preciso lavar a cabeça todos os dias (ou pelo menos, dia sim e dia não), de preferência com xampus anti-caspa. Não, eles não vão ressecar seus fios! As novas fórmulas contêm ativos hidratantes que prometem deixar seu cabelo lindo de novo.

Pare agora!

1. De usar mais do que a quantidade equivalente a uma moeda de 1 real (se o seu cabelo for comprido). O excesso de produto vai provocar o efeito reverso!

2. De dormir com os fios molhados. A longo prazo, esse péssimo hábito pode estimular a proliferação de fungos e mais caspa. Eca!


3. Arrumar desculpas para não ir ao dermatologista se o problema não melhorar. Ele saberá indicar outros produtos e tratamentos específicos para você.



Falta de hidratação

Cabelo ressecado = cabelo fraco. Portanto, trate de usar máscara de tratamento uma vez por semana e, se seu cabelo estiver muito danificado, aposte nas ampolas, que são mais potentes! Lembre-se também de usar xampu anti-resíduo antes da hidratação, para limpar bem o couro cabeludo.

Cachos secos


Mesmo no calor seu cabelo já costuma ser mais seco que o liso. No frio então, piorou. Por isso, meninas cacheadas, a hidratação semanal é ainda mais importante para vocês! Vale investir em produtos com ativos bem hidratantes, como manteiga de karité e queratina.



Banho quente


No frio dá aquela vontade de ligar o chuveiro no modo fervendo e não sair mais, certo? Errado. Água muito quente faz muito mal para o cabelo (pode reparar que, no salão, seu cabeleireiro nunca usa água muito quente). Deixe a temperatura fria ou morna para fios com muito mais brilho!



Muito secador

Em excesso, o uso do aparelho pode danificar o fios, assim como muita chapinha e babyliss também! Lembre-se de manter uma distância de 20 cm do cabelo para não queimar as madeixas e, claro, de usar um protetor térmico, que blinda o cabelo do calor!


E você, como cuida do cabelo no inverno?

fonte: http://capricho.abril.com.br

Um comentário:

  1. Boa noite Mari.
    Ficar com esta cor de bronzeado é simplesmente o Máximo. Eu sou muito branca então quando pego sol fico com cara de ferrugem, não fico bem na fita. Mas esta cor aqui é espetacular agora vi que tem o truque para a pele ficar nesta cor tem que usa o creme bronzeador, isso é demais.
    Gostei desta dica.
    Desejando uma ótima noite
    Abraços sempre.
    ClaraSol

    ResponderExcluir

Agradeço por comentar!