terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Melão - Pra controlar sua gula!


Você gosta de melão? Então use e abuse dessa refrescante frutinha neste verão! Ele tem pouquíssimas calorias: só 30 em uma fatia média (100g). Por isso, não engorda e até facilita a perda de peso!

Controlar a gula é seu maior desafio? Então ataque um pedaço de melão! Ele é rico em pectina, uma substância na forma de gel, que aumenta rapidamente a sensação de saciedade. Experimente incluir pedaços da fruta na salada. O apetite diminui bastante. Vale a pena testar!

O melão é composto  de 80% de água, por isso, ele hidrata mesmo quando consumido aos pedaços. Se você preferir transformá-lo em suco, vá em frente, mas evite coar. Do contrário, você elimina boa parte das fibras que também estão presentes na polpa. Elas ajudam a eliminar toxinas e a desinchar.


Quer mais benefícios? “O melão está na lista dos alimentos funcionais – ou seja, ele carrega substâncias que, além de nutrir, reduzem a retenção de líquido, melhoram o funcionamento do intestino e reforçam o sistema imunológico”, explica Marciele Pereira, nutricionista do Lapinha Spa Médico, no Paraná, em entrevista à revista BOA FORMA.

É encontrado em diferentes formatos, tamanhos, aromas, sabores, cores e texturas da polpa e da casca. No Brasil, os tipos mais comuns são: amarelo valenciano, cantalupo, gália e pele-de-sapo. Qual é o seu preferido?

Use a frutinha em várias receitas. Quer algumas ideias? Que tal inclui-lo em um prato salgado como este ceviche de linguado com rúcula? Experimente também em uma vitamina light. Ou então siva como sobremesa feita com gelatina de morango. As três sugestões são do canal de Culinária do MdeMulher. Delicie-se!

(Com reportagem de Yara Achôa para a revista BOA FORMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por comentar!