sábado, 22 de fevereiro de 2014

Uso excessivo de aparelhos tecnológicos eleva risco de obesidade



"É preciso estimular o movimento, a atividade física e a ingestão adequada de alimentos, incentivando pessoas com rotina menos ativa, que trabalham 12 horas ao dia, a se levantar mais vezes durante o dia, subir escadas, andar de bicicleta ou usar transportes públicos que estimulem a movimentação"

A tecnologia impulsiona o século XXI com avanços e funcionalidades que facilitam o dia a dia dos usuários, mas este período de "modernidade" pode ser prejudicial à saúde e à qualidade de vida, explicou nesta segunda-feira à Agência Efe o médico do esporte Gustavo Magliocca.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

7 Alimentos que prolongam a Vida!



A fórmula da juventude pode ser servida à mesa. Com benefícios comprovados, estes poderosos nutrientes vão ajudá-la a melhorar a saúde e redobrar a disposição e o bem-estar.
Bom apetite! 

1. TOMATE FORTALECE A MEMÓRIA 


Já se sabe que ele é rico em licopeno, antioxidante que previne o câncer e impede a formação do mau colesterol. Mas um estudo recente, da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, comprovou que o tomate também é fonte de ácido ferúlico, que preserva os neurônios da degeneração provocada pelo stress oxidativo, protegendo contra os males de Alzheimer, de Parkinson e a demência senil. 'Duas unidades por dia são suficientes para retardar o aparecimento dessas doenças em quem apresenta predisposição genética a elas', diz o endocrinologista Wilmar Accursio, presidente da Sociedade Brasileira de Antienvelhecimento. Como o fruto é um dos alimentos que mais retêm agrotóxicos em sua casca, prefira os orgânicos.

2. ALHO AUMENTA A IMUNIDADE 


Rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções, o alho pode agir como coadjuvante no tratamento de resfriados, gripes e aftas, por exemplo. 'Além disso, graças aos compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno), o alimento ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e tem ação antioxidante importante no controle do câncer', afirma o endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo. Seus compostos ainda inibem a produção do mau colesterol e impedem a arteriosclerose - o espessamento da parede das artérias causado pelo depósito de gorduras. Para colher os benefícios, o médico sugere a ingestão diária de 600 a 900 miligramas de alho cru amassado (um dente grande ou dois pequenos).

3. FRUTAS VERMELHAS PROTEGEM CONTRA O CANCÊR 


Amora, framboesa e morango contêm ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce das células e a formação de tumores, segundo pesquisa da Universidade de Brasília publicada em 2006. Além disso, essas frutas têm flavonóides, com propriedades antiinflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas. Nesse grupo, Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, destaca o mirtilo, que ajuda a reverter o declínio das funções cerebrais e previne cataratas e glaucoma. A nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo, sugere o consumo diário de duas taças com um mix de frutas vermelhas (de preferência, orgânicas), um copo de suco (vale usar frutas congeladas) ou duas xícaras de chá feito com as folhas.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Conheça os benefícios do limão e cinco receitas saudáveis

Conheça os benefícios do limão e cinco receitas saudáveis



Podemos ingerir o suco do limão em jejum? Qual é a quantidade diária recomendada? A pedido do blog, a nutricionista Barbara Riboldi, da Clínica Nutrissoma, esclarece dúvidas de leitores.

Quais os segredos do limão?
É uma fruta com baixíssimo valor calórico, boa fonte de fibra e vitamina C, além de conter outras vitaminas (tiamina, riboflavina) e minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro).

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Café refinado em fezes e pratos afrodisíacos: veja 20 curiosidades sobre alimentos

Qual a diferença entre pinga, cachaça e aguardente? Por que o café mais caro do mundo tem grãos refinados em fezes? Afinal, como o milho vira pipoca? Você pode não se dar conta enquanto come, mas o mundo gastronômico esconde uma série de segredos e curiosidades que, quando descobertos, podem até mudar o que você coloca ou não no prato.


Por isso, com a ajuda de Roberta Saldanha, autora do livro Histórias, Lendas e Curiosidades da Gastronomia, de Zenir Dalla Costa, coordenadora dos cursos de extensão e pós-graduação em gastronomia do SENAC, das nutricionistas Beatriz Botéquio e Tereza Cibella, da Consultoria Equilibrium, e de Mariana Braga Neves, coordenadora da Rede Nutricio, segue 20 duvidas...

Como o grão de milho vira pipoca?
Além de seu material genético, o milho é composto de água e amido. Quando o grão é colocado na panela ou micro-ondas, a água vira vapor e empurra a casca. Ao mesmo tempo, o amido aumenta de tamanho, deixa de ser sólido e fica com consistência de gelatina. A pressão é tanta que a casca estoura e, em contato com o ar, a “gelatina” se solidifica, formando a pipoca.

Por que o mel nunca estraga?
Há dois motivos fundamentais para que o mel nunca estrague: pouca água e muito açúcar. Como essa é a única fonte de energia das abelhas, elas precisam que o alimento seja bem resistente e dure até que as flores fiquem cheias de néctar novamente. Por isso, esses insetos tiram o máximo de água do mel e a baixa umidade ajuda a conservar o produto. 

“Além disso, as leveduras, microorganismos responsáveis por estragarem os produtos, não sobrevivem em ambientes com elevada concentração de açúcar – e 90% do mel é composto por açúcares”, explica Roberta Saldanha.


Existem comidas afrodisíacas?
Alguns casais apostam em jantares e lanchinhos caprichados na tentativa de esquentar o clima, mas a verdade é que não existem alimentos com propriedades afrodisíacas. “Alguns alimentos tem comprovação energética, melhorando o desempenho em atividades físicas, como guaraná, catuaba, chocolate e amendoim. Ou seja, não é que os alimentos energéticos são estimulantes sexuais, mas podem proporcionar mais energia na prática sexual, já que também se trata de uma atividade física”, explica a nutricionista Tereza Cibella.


Qual a diferença entre aguardente, pinga e cachaça?
Há quem generalize, mas cachaça, pinga e aguardente não são a mesma coisa. De acordo com Roberta Saldanha, a aguardente é uma bebida de alto teor alcoólico, obtida por destilação de cereais, frutas, raízes, sementes, tubérculos, canas-de-açúcar, castanhas, vinhos, plantas, melaços ou gramíneas.

A cachaça é um destilado feito da borra ou do melado da cana-de-açúcar. Seu nome pode ter vindo da velha língua ibérica cachaza (vinho de borra), um vinho inferior bebido em Portugal e Espanha. Já a pinga é fabricada com base na garapa e caldo de cana fermentado. Durante o processo de destilação em alambique, o vapor se condensa aos pingos, o que explica a origem de seu nome.

Por que alguns alimentos cozidos ficam duros e outros moles?
Isso ocorre devido à quantidade de proteína presente no alimento. Por exemplo, em carnes e ovos, durante o cozimento, os aminoácidos vão se quebrando e construindo ligações mais fortes, dando ao alimento a forma mais rígida. Já os grãos, como o arroz, possuem pouca proteína e mais carboidratos e o calor do cozimento dissolve esse carboidrato, deixando o alimento mais mole.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A Sua Alimentação Pode Ser Influenciada Por Seu Grupo Social

Hábitos alimentares de seus familiares, amigos, podem influenciar a sua alimentação. Estudos apontaram uma forte associação entre a alimentação e a identidade social.
A alimentação saudável é de primordial importância para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde. Os hábitos alimentares inadequados acarretam problemas de saúde imediatos e também no futuro.

Os hábitos alimentares dos pais (principalmente da mãe) costumam exercer influência decisiva na alimentação infantil, afetando a escolha alimentar
 da criança e sua regulação na qualidade e quantidade do que ingere.

Salada de Quinoa 


É no ambiente familiar que se dá o início do processo de adaptação do indivíduo. É a partir do desmame e com a introdução progressiva de alimentos na dieta, processo normalmente executado ou acompanhado pela mãe, que a criança passa a se adaptar aos alimentos que lhe são oferecidos e a escolher quais estão de acordo com o seu paladar.
Essas seleções são organizadas por meio da observação, da escuta e da participação no ambiente culinário da família.
Os hábitos alimentares transmitidos pela mãe devem destacar a importância da experiência da alimentação nos primeiros dois anos de vida, para motivar a aceitação de grande variedade de vegetais e frutas na idade escolar.
Estes estudos foram realizados para se determinar se hábitos alimentares nos primeiros dois anos de vida, influenciam na variedade de consumo alimentar de crianças em idade escolar.