terça-feira, 29 de outubro de 2013

Programe sua mente para emagrecer!

Vaidade a parte, estar em alerta com saúde é algo primordial, principalmente diante da “epidemia de obesidade que rola em um mundo que sonha com a magreza”. Um corpo sarado é o sonho de muitos, ainda mais às vésperas das férias de verão, que colocar aquele biquíni e aquela sunga é quase inevitável… No entanto, para ter o que se chama de um corpo magro, muitas vezes não basta apenas malhar e fazer dietas, buscar um apoio psicológico e programar – ou melhor – reprogramar sua mente, pode ser fundamental.

Para entender melhor como é possível essa mudança de padrão de comportamento e, principalmente, de pensamento, alguns pontos podem fazer toda a diferença na hora de se encarar no espelho novamente, já que a razão principal para essa mudança está no nosso cérebro, que está programado para engordar. O nosso cérebro evoluiu para procurar alimento em ambientes de escassez, programando se para ingerir e armazenar o máximo de calorias. Por isso, hoje, numa sociedade que busca conforto e abundância, engordar se torna tão fácil.


Então, a pergunta que não quer calar é: se queremos emagrecer, como mudar essa programação? O primeiro ponto é aceitar que emagrecer não é fácil e que todos, ou quase todos, tem tendência natural para engordar. É natural achar que alimentos mais calóricos, gordurosos e doces são mais saborosos do que legumes e saladas. Os centros de prazer e recompensa em nosso cérebro respondem mais a estes alimentos, pois eles garantem energia por mais tempo e, em ambientes naturais como em uma floresta ou savana, encontrar alimentos não é fácil. Hoje em dia tudo mudou e nós não precisamos mais correr para caçar uma presa ou fugir de um predador, subir árvores para buscar frutos ou caminhar quilômetros para encontrar algum alimento, e assim, fomos nos tornando sedentários e obesos.



Todavia, seguem 10 dicas e orientações médicas e nutricionais que podem ser bastante úteis para ajudar a emagrecer.

1. Comer pequenas refeições várias vezes ao dia, que ajuda o cérebro a pensar que está em ambiente que continuamente tem abundância de alimento e que, por isso, não seria necessário fazer grandes reservas de energia, ou seja, engordar. Além disso, quando não estamos com muita fome conseguimos ser mais seletivos e escolher alimentos mais saudáveis e menos calóricos.

2. Encher o estômago com água antes das refeições pois a distensão do estômago é um dos estímulos para a saciedade,



3. Comer bastante fibras. As fibras não são digeridas e ajudam a dar volume ao bolo alimentar, lentificam a absorção da comida e a facilitam o trânsito intestinal ajudando na prevenção de doenças do intestino.

4. Buscar alimentos nutritivos, ricos em fibras e proteínas e de baixo índice glicêmico. As proteínas estimulam maior liberação de substâncias que sinalizam a saciedade e alimentos de índice glicêmico baixo evitam picos de glicemia que levam a uma liberação maior de insulina que estimula a entrada de açucares nas células e posterior conversão em gordura.


5. Fugir do sedentarismo. Incorpore atividades físicas no seu dia a dia. Caminhe, suba escadas, pratique um esporte ou dança. Coloque seu corpo em movimento. Emagrecer ou engordar depende de uma conta simples: calorias ingeridas ( comida) – calorias gastas (exercícios). Buscar gastar mais calorias incorporando atividades físicas saudáveis ajuda nesta conta para emagrecer.



6. Durma bem a noite. A privação de sono e o trocar o dia pela noite desregulam nossos ciclos circadianos e o centro regulador do apetite que ficam na mesma região do cérebro chamada hipotálamo. Vários estudos já mostraram relação direta entre dormir pouco e dormir mal e engordar.

7. Busque comer devagar, concentrado em sua refeição e saboreando cada alimento, isto dá tempo para o sistema digestivo liberar as substâncias que ativam a saciedade.



8. Algumas pessoas comem mais quando ansiosas e outras tem ataques de comer compulsivo e tratar transtornos de ansiedade e transtornos alimentares também pode ajudar a emagrecer.

9. Nossos hábitos são criados e podem ser modificados por condicionamentos. Se criamos rotinas saudáveis e as repetimos por tempo suficiente e as tornamos agradáveis elas passam a ser incorporadas ao nosso novo jeito de ser.

10. Evitar ficar de bate papo na frente da comida ou comer biscoitos e aperitivos enquanto assistir TV ou ver filmes pois nessas ocasiões acabamos beliscando e comendo mais.
ERRADO


Por fim, lembre se: A reeducação alimentar e o desenvolvimento de hábitos saudáveis não apenas farão você emagrecer mais o tornarão mais saudável e forte como um investimento para toda a vida. Cuide de você e seja feliz!


Por Dr. Fernando Behrens – médico psiquiatra e autor do livro O Universo Dentro de Nós, que será lançado nesta segunda-feira, dia 26 de novembro, às 20h, na Livraria da Travessa do Barra Shopping – Barra da Tijuca, RJ
fonte: http://belezachic.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por comentar!