segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Veja quais são os melhores exercícios para corrigir a postura



A Corpo a Corpo conversou com a fisioterapeuta Ana Paula Assunção, da Sociedade Brasileira de Fisioterapia, que indicou os melhores exercícios para corrigir a postura. Confira!


Como melhorar a postura?
Para melhorar a postura, osexercícios de alongamento efortalecimento muscular são fatores imprescindíveis. O indicado é praticá-losdiariamente.
Além disso, outras dicas são indispensáveis para manter apostura sempre em dia, comoevitar carregar pesos (acima de 10% do seu peso corporal) durante as atividades diárias, bem como arrastar móveispor longas distâncias ou por muito tempo; não ficar empostura estática, em pé, sem alternâncias de posicionamento; não permanecer em atividades com os membros superiores suspensos nem ficar com acoluna cervical flexionada por longos períodos.



exercicios para melhorar a postura - 1 ao 5
Faça essa série de exercícios diariamente para garantir uma postura sempre em dia
Foto: Divulgação
1. Em pé, de frente para uma parede, mantenha uma das pernas semi-flexionada, enquanto a outra fica atrás, reta. Flexione o tronco para frente, apoiando-o com os braços sobre a parede por 10 segundos. Depois, alterne a posição dos membros inferiores.
2. Em pé sobre uma das pernas, apóie a mão em uma parede. Flexione a outra perna para trás e segure o tornozelo com a mão. Pressione a parte inferior da perna para baixo, contra a resistência que a mão exerce, durante 20 a 30 segundos. Repita com a outra perna.
3. Fique em pé de frente para um apoio na altura do quadril (pode ser uma cadeira). Eleve uma das pernas e posicione-a sobre esse apoio. Incline suavemente o tronco para frente. Fique na posição por 20 segundos e, depois, repita o processo com a outra perna. 
4. Alongue passivamente os músculos da parte posterior da coxa, inclinando o tronco e os braços para frente e para baixo. Você pode segurar a parte inferior das pernas na parte mais baixa possível. Isto facilitará manter as costas retas. Fique na posição por 30 segundos.
5. Em pé, eleve os braços acima da cabeça, entrelaçando as mãos e direcionando as mesmas para cima. Fique na posição por 30 segundos.
exercicios para melhorar a postura - 6 ao 10
Exercícios de alongamento e fortalecimento muscular são indispensáveis para uma boa postura
Foto: Divulgação

6. Ajoelhada, coloque as mãos um pouco à frente dos joelhos, com as mãos voltadas para trás e os polegares para os lados. Mova o corpo ligeiramente para trás até sentir uma tensão na parte interna dos antebraços (agora voltados para frente). Fique nesta posição por 15 segundos.
7. Em pé, posicione os braços para trás do corpo, tencionando-os com as mãos entrelaçadas. Fique na posição por 30 segundos.
8. De frente para uma mesa, incline o tronco para frente até conseguir posicionar as mãos sobre ele, tentando levá-lo para baixo. Mantenha a posição por 30 segundos.
9. Em pé, costas voltadas para a parede. Realize o movimento de semi-rotação do tronco na direção diagonal e para trás suavemente, alternando o movimento. Faça 20 segundos de cada lado. 
10. Flexione um dos braços para trás e para baixo em direção às costas. Com a mão oposta, pressione o cotovelo mais para trás e mais para baixo. Fique nesta posição por 15 segundose sinta o alongamento na parte posterior do braço e na parte superior do peito. Depois, repita o processo com o outro braço.
exercicios para melhorar a postura - 11 ao 14
Além de praticar esses exercícios, fique atenta à sua postura no local de trabalho e nas
atividades do dia a dia
Foto: Divulgação

11. Estenda o braço para trás e para cima, de forma passiva, apoiando-se em uma parede. O alongamento também pode ser feito com ajuda de um companheiro de exercícios, que segurará seus pulsos. Faça o movimento por 20 segundos em cada braço.
12. Sentada, mova os calcanhares na direção das nádegas, puxando os tornozelos. Empurre levemente os joelhos para os lados com os cotovelos, o máximo que conseguir. Flexione ligeiramente o tronco para frente e mantenha o alongamento por 20 a 30 segundos. A tensão será sentida na parte interna das coxas.
13. Sentada, flexione os joelhos e coloque uma das pernas sobre a outra (posição de cruzar as pernas). A perna de baixo deve estar virada um pouco mais para dentro e para baixo. Pressione a parte inferior da perna para cima e para fora o máximo que puder, contra a resistência exercida pela perna de cima, durante 20 segundos. Depois, repita o processo na outra perna.

fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por comentar!